Espelhos


Espelhos
5 (100%) 1 voto

O espelho é um dos poucos acessórios unânimes da arquitetura: combina com todos os estilos de ambientes e cai bem em cômodos de todos os tamanhos.

Cores e texturas também não são um problema. Para ganhar destaque, o segredo está na moldura e na dimensão.

Quanto maior a peça, melhor – especialmente quando a intenção é aumentar o ambiente. O espelho com Bisotê dá uma forma estética de moldura, proporcionando beleza e requinte, usado em banheiros, sala de jantar, quartos, corredores, pode deixar qualquer ambiente muito mais especial.

Mas muitas dúvidas surgem na hora de decidir qual o tipo de espelho, formato e até estilo mais combina com cada tipo de decoração e casa, não é mesmo?

Pensando nisso, separamos aqui o guia definitivo sobre espelhos. Aprenda tudo sobre este importante aliado da decoração e acerte em cheio no modelo de espelho que mais combina com seu lar doce lar. Vamos lá!

Tome cuidado com o tamanho – prefira sempre os maiores!

O espelho está super em alta na decoração e na arquitetura. Por isso, não é nada difícil encontrá-lo em todos os cantos, seja em residências ou em estabelecimentos comerciais, como restaurantes e lojas. Mas a grande parte das pessoas acaba errando no tamanho e opta por um modelo muito menor do que deveria ser.

O segredo para acertar no quesito tamanho é levar sempre em consideração a proporção do local onde o espelho será instalado. Ou seja, paredes grandes e espaços amplos pedem espelhos ainda maiores, enquanto espaços mais restritos até aceitam bem espelhos um pouco menores, mas com cuidado.

Na dúvida, opte sempre por cobrir a maior quantidade de parede possível, nem que seja necessário mudar o ângulo que havia planejado. As peças grandes de espelho garantem mais amplitude a qualquer espaço e transmitem uma sensação de que o lugar é muito maior do que na realidade, fazendo com que seja muito mais confortável permanecer ali por mais tempo. Tudo o que todo anfitrião mais deseja quando recebe visitas em sua casa.

Tome cuidado também para não cortar o reflexo no meio e causar o oposto do que gostaria. Portanto, evite ao máximo colocar espelhos que não vão até o chão ou até o teto e passam a sensação que estão fora de contexto. Neste sentido, vale sempre o bom senso e testar bem antes de fazer a instalação final.

Atenção para uma boa dica! Caso desejar um espelho para cobrir uma parede toda, atrás de uma mesa, em uma parede lateral do quarto ou no final de um corredor, vale a pena também apostar em um espelho com uma linda moldura espelhada. Além de garantir a desejada sensação de mais espaço, ainda transmite requinte e bom gosto.

Fique atento aos reflexos – eles podem mostrar mais do que gostaria

Poucas pessoas prestam atenção no tipo de reflexo que um espelho pode ter. O problema é que isso pode arruinar a boa sensação que um objeto como este pode oferecer para o ambiente.

Isso porque ele pode estar refletindo algo que não gostaria de mostrar para as pessoas, como por exemplo, a bagunça escondida na lavanderia, o cantinho da cozinha que ficou sem decoração ou até a porta aberta de um banheiro. Por isso, antes de fazer a encomenda daquele super espelho para sua sala, corredor ou até quarto, verifique que tipo de reflexo ele oferecerá para suas visitas e corrija o problema.

Algumas vezes, é impossível evitar que fique de cara para algum lugar não muito agradável, neste caso, ou você aproveita para dar uma geral em toda a sua casa e melhora todos os cantinhos com uma reforma total na decoração ou então espera mais um pouco até que o problema seja resolvido.

Uma outra forma, e a mais indicada por decoradores e arquitetos, é mudar o espelho de lugar, ou então procurar colocar algum ângulo no qual seja impossível refletir o problema.

Além de espaços indesejados, alguns reflexos no espelho podem causar mal estar. Por isso, evite ao máximo colocar um espelho em frente ao outro, principalmente em espaços menores como lavabos e banheiros. Este tipo de problema pode causar um reflexo do reflexo, dando uma sensação de estranheza total.

Portanto, opte sempre por colocar somente um espelho por ambiente e aposte em quadros e outros enfeites para deixar as outras paredes também cheias de estilo e personalidade.

A melhor forma de testar este tipo de situação é colocar um espelho pequeno no local desejado para verificar que tipo de reflexo resultará. Olhe de todos os ângulos e certifique-se que o espelho conseguirá garantir a sensação de amplitude e conforto que sempre quis.

Como cuidar dos espelhos

Independentemente do tamanho ou do tipo do espelho que escolher para sua casa, lembre-se que mantê-lo sempre limpo e sem riscos é a melhor forma de ter uma boa imagem para sua decoração.

Espelhos mal cuidados passam uma sensação de descuido, desleixo e até de envelhecimento, portanto, podem acabar com todo o estilo que escolheu para sua casa ou estabelecimento comercial. Mas, afinal, qual é a melhor forma para garantir a limpeza e, ao mesmo tempo, manter a beleza e aumentar a vida útil de seus espelhos?

Antes de mais nada, fuja da água. Muitas pessoas acreditam que lavar os espelhos é a melhor forma de retirar a poeira e evitar os riscos, mas este tipo de ação pode causar a oxidação dos metais e deixar o espelho enferrujado. Com o passar do tempo, o espelho vai ficando amarelado, com um aspecto antigo e mal cuidado. Logo, a única solução é a troca.

Portanto, também não é preciso panos umedecidos. Basta uma flanela limpa e seca para retirada da poeira e de possíveis sujeiras que ficam presas ao espelho. Caso precise retirar alguma mancha, opte por utilizar produtos desenvolvidos especialmente para a higienização de vidros e espelhos, geralmente disponíveis nas vidraçarias, lojas de decoração ou até supermercados. Assim que passar o produto, retire o excesso e seque imediatamente com uma flanela macia, seca e limpa.

Com essas dicas, você conseguirá escolher o espelho ideal para cada ambiente e ainda irá mantê-lo sempre limpo e bonito por muitos anos.

Projetos Recentes